O prefeito de Atibaia, Dr. Denig, anunciou nesta semana a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Jardim Cerejeiras, um pronto socorro que contará com equipe médica 24 horas por dia. O investimento de R$ 2 milhões é do Ministério da Saúde. O local previsto fica em frente ao posto de saúde Pedro Maturana. O anúncio foi feito terça-feira, 8 de setembro, durante a reunião do Conselho da Cidade (Concidati).
A construção do Pronto Atendimento na região do Jardim Cerejeiras foi uma das propostas de governo da atual gestão. Para o prefeito Dr. Denig, a nova unidade poderá desafogar significativamente a demanda de atendimentos na Santa Casa de Atibaia, único hospital da cidade que atende 24 horas por dia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Serão quase mil metros de área construída de um novo prédio, com médicos plantonistas, como clínicos e pediatras”, explicou. Com a UPA, a população da região do Jardim Cerejeiras, Caetetuba e Imperial não precisará se deslocar para o centro da cidade para receber atendimento médico.
A entrega da Unidade de Pronto Atendimento aliada à inauguração do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), prevista para janeiro de 2010, melhorará consideravelmente o atendimento de saúde em Atibaia. Esta é a opinião do prefeito Dr. Denig. “As perspectivas são as melhores possíveis para a área de saúde de Atibaia”, considera.
Ainda no setor, o prefeito anunciou a ampliação dos leitos da Santa Casa, por meio da construção de uma nova maternidade, no prédio da antiga Central Diagnóstico. “No local do atual berçário será possível construir mais leitos e, assim, aumentar a capacidade de internação”, explicou.
As Unidades de Pronto Atendimento – UPAs
As UPAs prestam assistência emergencial de baixa e média complexidade durante 24 horas e atendem, em média, 500 pacientes por dia. São estruturas intermediárias entre os postos de saúde e os hospitais. As UPAs têm plenas condições de resolver grande parte dos problemas de saúde que levam as pessoas às emergências hospitalares. De acordo com o Ministério da Saúde, sete em cada dez pacientes que procuram os hospitais não são casos de emergência, o que gera superlotação nos hospitais.
As Unidades de Pronto Atendimento possuem consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório e Raio-X. A UPA 24 horas também está preparada para realizar pequenas suturas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Estância de Atibaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário