Enchentes - 18/01/2012 - 10:38
Clique para ampliar ou ver outras fotos
Na Alameda Sofia, no Parque das Nações, a imagem registrada às 9h50 desta quarta-feira mostra que a água invadiu parte da via. A residência localizada ao fundos (desabitada) já tem água na garagem.
Adriana Carvalho
Apesar de a chuva ter cessado desde o início da noite de ontem (17), o Rio Atibaia permanece em alta, mas subindo lentamente. Desde às 23 horas de terça-feira, foram registrados sete centímetros a mais. De 3,30 metros para 3,37 metros registrados às 10h10 desta quarta-feira (18), segundo dados da telemetria do consórcio PCJ. A partir dos 3 metros, já há extravasamentos.
A alta está diretamente relacionada à água que chega dos rios Cachoeira e Atibaianha, formadores do Atibaia. Para hoje, a previsão da Somar Metereologia, órgão oficial da Defesa Civil do Estado, prevê 25 milímetros de chuva para Atibaia. Se a previsão se concretizar, o rio deve subir mais.
Outro dado fornecido pelo PCJ e que implica na manutenção dos alagamentos é a vazão registrada sob a ponte do Atibaia, no bairro de mesmo nome. Enquanto esta medida não baixar dos 23 metros cúbicos por segundo, a água também não recua. Ontem às 23 horas, a medida era 27,65 metros. Hoje, também às 10h10, o numero subiu para 29,65 metros por segundo.
Já as represas de Nazaré Paulista e Piracaia, a Atibainha e Cachoeira, respectivamente, permanecem em níveis seguros com pouco mais de 50% da capacidade ocupada.
OUTROS PONTOS
Além do Parque das Nações, a Defesa civil local informou ontem qua havia pontos de alagamentos no Guaxinduva e Bairro do Tanque. Sobre o Jardim Brasil, a água da chuva tem permanecido nas ruas durante as chuvas dos últimos dias, sem no entanto invadir casas. Segundo o jornal apurou, o bairro apresenta problemas de escoamento da chuva, já que recebe toda a carga de água proveniente da parte alta de Atibaia.
BOA NOVA
Na semana passada, a Justiça de Atibaia autorizou a Prefeitura a desassorear o rio em quatro pontos. De acordo com a liminar concedida no processo que apura a suposta responsabilidade da Sabesp nas cheias registradas na cidade desde 2010, o magistrado Fábio Franco de Camargo, substituto da 2ª Vara Cível determinou o imediato desassoreamento de quatro pontos do Rio Atibaia. Veja a decisão abaixo e confira a
reportagem publicada ontem pelo Atibaia News.
2ª Vara Cível - Processo nº 1786/10 Vistos. F. 1695-1696: Defiro o pedido formulado, devendo a z. Serventia providenciar a intimação, com urgência, do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, para que forneça os parâmetros técnicos (hidráulicas, hidrológicas e outras) dos quatro trechos do rio Atibaia, alvo do dessassoreamento emergencial, a ser realizado pela Prefeitura de Atibaia, que fica, desde logo, autorizada a realizar as obras, em caráter emergencial, devendo, no prazo de 30 dias, apresentar relatório daquilo que foi feito no rio e imediações. Int., com urgência. Ciência ao Ministério Público. Atibaia, 12 de janeiro de 2012. FÁBIO FRANCO DE CAMARGO Juiz Substituto
Fonte: Atibaia News (www.atibaianews.com.br)